domingo, 3 de maio de 2009

O que é um portfólio?

O que é um portfólio?

O portfólio pode ser caracterizado antes de tudo como um processo de construção de conhecimento, uma espécie de diário, um lugar onde os alunos vão poder expressar, publicar, suas produções, trabalhos, textos, ou seja, vão poder registrar tudo o que foi aprendido e construído em um determinado período de tempo.

Esse portfólio funciona como uma avaliação formativa e se diferencia da prova por uma proposta de querer construir o processo de aprendizagem do aluno. Por isso é tão importante que o aluno produza e não apenas reproduza um conteúdo que lhe foi apresentado.

O aluno através do portfólio vai produzir o seu trabalho em um blog, por exemplo, e será orientado pelo professor, com isso o educador e o aluno terão noção de como a aprendizagem está acontecendo de fato.

O que chama a atenção é que o portfólio é uma avaliação democrática, uma troca entre o professor, o aluno e a turma. O primeiro orienta, o segundo produz e o terceiro aprende com as experiências dos colegas. Ele é democrático no sentido em que todos são essenciais para que o processo de ensino-aprendizagem aconteça.

O portfólio também é uma oportunidade que os alunos têm de ver como são capazes de aprender, de serem criativos e também de refletir sobre a aprendizagem deles próprios, é uma auto-avaliação, pois ao mesmo tempo em que eles são capazes de “materializar” os seus conhecimentos, acabam também desenvolvendo uma capacidade crítica sobre si, vendo onde podem melhorar, buscar mais, ir além e serem críticos até mesmo sobre o conteúdo, se estão aprendendo ou se não estão. Só assim ele será capaz de ver o quanto sabe, será também capaz de buscar vôos mais altos!

É importante citar que o portfólio é um trabalho individual, onde o aluno é o sujeito, o criador, cada um a sua maneira vai se expressar e colocar o que foi entendido, dúvidas, criações, do seu jeito, isso é claro orientado pelo professor, mas também é importante que esse trabalho fique exposto para a turma, para que esta possa partilhar os conhecimentos, experiências e para que possam crescer juntos.

Não podemos esquecer que nenhum aluno entra na sala de aula, sem uma história, sem uma cultura, por isso no portfólio não constará apenas o que foi aprendido na escola, mas o que está fora dos muros desta, as experiências dos alunos também devem ser levadas em consideração.

Por fim, todo saber deve servir para o aluno não só aprenda conteúdos, tenha uma carreira ou passe no vestibular, isso é importante, porém mais importante é levar esse aluno a transformar e a dar sentido a sua aprendizagem, a sua vida e o seu meio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário