segunda-feira, 25 de maio de 2009

E aí você tem cultura???


Ao longo dos séculos o significado da palavra cultura mudou muito, por exemplo, o seu primeiro significado se referia ao cultivo da terra, depois cultivo da mente humana, quando através do Renascimento o homem passou a ser o "centro do Universo". Até hoje temos uma idéia errada de cultura.
É muito comum escutarmos a seguinte pergunta: "Você tem cultura?" E relacionarem isso a ter um conhecimento da literatura, das artes, da música erudita. Porém ter cultura não significa ter esse tipo de conhecimento, todo mundo possui uma cultura, vive em um grupo e compartilham experiências, costumes e tem a sua forma particular (dentro do grupo) de representar a realidade. Cultura é um conjunto de práticas significativas de um determinado grupo.
Não existe um cultura superior a outra. Todas elas têm a sua importância.
Por isso é necessário valorizar a cultura de cada aluno, cada conhecimento adquirido em grupo, com a família, não podemos ignorar esse saber e ele deve estar presente ajudando a fazer o currículo, que é um meio de transmissão e construção de conhecimento e de cultura.
O currículo deve ser um meio de criação, contestação, transgressão e para que isso ocorra é preciso que saibamos nos respeitar nas nossas diferenças.


Referências Bibliográficas:

CANDAU, Vera Maria e MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa. Currículo, conhecimento e cultura. p.26 - 30.

Um comentário:

  1. Muito bom o texto. Cultura não pode ser vista como uma forma quantitativa de conhecimento, mas sim de características (ou normas) que um determinado grupo possui por avaliar a realidade presente e ter suas próprias definições.

    ResponderExcluir